Offroad & Motorsport


Rally Livereporting


Newsletter





FIA/FIM Standings


Calendar


Rally Links


Paper Models





Picture Database





Imprint & Contact


Photo Services


Public Relations


References






Please type your
search-word(s) and
press "Enter"
























This is the single-news section of the marathonrally.com news "Offroad & Motorsports". To see all news please use the link under the article or navigate with the left main-navigation.









(PT) Percorrer o douro Superior em Veículos Todo o Terreno




Um programa de 4 dias, recheado de emoções, lazer e convívio por terras do Douro Superior e da zona transfronteiriça com a província espanhola de Salamanca, é a proposta da Associação de Desenvolvimento e da Associação de Municípios do Douro Superior, em nono ano consecutivo. Um desafio lançado a todos aqueles que queiram participar, sejam praticantes regulares em raides TT, ou principiantes neste tipo de iniciativas.

O "9º Raid TT Douro Superior em Visita", organizado pela empresa transmontana Saber Douro e Aventura, propõe um programa aliciante, que permite a todos os participantes conhecer rotas menos conhecidas, com passagens por locais e pistas diferentes das edições anteriores. Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro serão paragens obrigatórias, seja como pontos de partida ou de chegada, ou para um saudável convívio à mesa, com iguarias típicas da região.

Não faltarão, nestes dias, as paisagens, as montanhas, os vales profundos e as aldeias vinhateiras e das Arribas do Douro. O programa começa com um Cruzeiro que subirá o Douro, desde a Barragem do Pocinho até à Barragem da Valeira, com passagem da eclusa do Pocinho. Um bom início, que inclui uma prova de vinho.

Um passeio em todo o terreno destinado não apenas aos mais experientes, que procuram testar o jipe e realizar exercícios de navegação com roadbook, mas também a principiantes, uma vez que o nível de dificuldade é mínimo.

Programa 4 dias/3 noites

Dia 1 - Quinta-feira: Recepção dos participantes e Cruzeiro no rio Douro

14:00 - Recepção na Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, entrega de toda a documentação aos participantes e informações sobre o programa que se irá seguir. Saída para o cais do Pocinho, para o Cruzeiro no Douro.
O primeiro dia desenvolve-se no concelho de Vila Nova de Foz Côa, tendo como palco o rio Douro. Durante a tarde, percorrer-se-á um "caminho" pouco utilizado noutras edições. Assim, ainda há algo no Douro Superior para mostrar, pela primeira vez, a bordo do "Senhora da Veiga", uma réplica (moderna e muito cómoda) do histórico e típico barco rabelo que navega nas águas do Douro.
15:30 - Inicio do Passeio de Barco, entre a Barragem do Pocinho e a Barragem da Valeira, com passagem da eclusa do Pocinho. Inclui prova de vinho.
20:00 - Jantar em Torre de Moncorvo
Alojamento - Vila Nova de Foz Côa e Torre de Moncorvo

Dia 2 - Sexta-feira: Percurso TT, com paragens para almoço e pequenas refeições

1ª etapa - Torre de Moncorvo - Vila Nova de Foz Côa
8:30- Início da etapa, no Largo da Corredoura, em Torre de Moncorvo. Oportunidade para percorrer alguns caminhos pouco utilizados noutras edições.

Percurso belíssimo pelo Vale do Rio Sabor, ainda possível de fazer, antes da construção da barragem. O Miradouro da Sra. do Castelo, castro antigo e miradouro, é um lugar fantástico e perdido no tempo, para a primeira paragem. Neste local, será servido um vinho do Porto e aperitivos. Passa-se depois por Vale da Vilariça, dá-se a volta ao Monte Meão, sempre de perto com o rio Douro e terminar em Vila Nova de Foz Côa, junto ao Turismo, onde será servido o almoço.

2ª etapa -Vila Nova de Foz Côa/Freixo de Espada à Cinta
Sexta à tarde - Início do percurso junto à Câmara Municipal Vila Nova de Foz Côa.
Em direcção ao rio Côa pode-se admirar as vistas do S. Gabriel sobre as Quintas do Douro. Já depois de Barca de Alva e de cruzar o rio Douro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional, vale a pena estar-se atento e admirar as ravinas e os campos, que nesta altura estão cheios de flores. Por Poiares, atravessaremos a Rib.ª do Candedo, com a sua Calçada, onde um especialista falará dela e da Lenda do Diabo.

Mais tarde, o percurso segue até ao Miradouro do Penedo Durão, um dos mais espectaculares sobre o Douro.
A etapa termina em Freixo de Espada à Cinta, junto à Praça do Município e do seu imponente pelourinho.
20:30 - Jantar em Saucelle (Espanha). Inclui animação.
Alojamento - Freixo de Espada à Cinta e Aldeaduero (Espanha)

Dia 3 - Sábado: Percurso TT, com paragens para almoço e pequenas refeições

3ª etapa - Freixo de Espada à Cinta/Mogadouro
9:00 - Concentração, junto à Câmara de Freixo de Espada à Cinta. Percurso entre os vales dos rios Douro e Sabor, pela plataforma topográfica da Meseta, de perto com os Picos de Mogadouro. A etapa termina em Mogadouro, com o almoço.

4ª etapa - Mogadouro/Freixo de Espada à Cinta
Sábado à tarde: Início do percurso junto à Câmara Municipal de Mogadouro.
Na Rota dos Templários, passa-se pelo Castelo de Penas Roias e pela Igreja do Azinhoso (que já pertenceram à Ordem), pela aldeia de Soutelo (paragem para lanche e conhecer os trabalhos e o processo de fabrico, o tear, o ciclo do linho e se possível, adquirir peças belíssimas, feitas no tear, bordadas à mão) e Brunhoso. Já de regresso a Freixo, retomam-se percursos, os das Arribas do Douro Internacional, acompanhando, pela última vez nesta edição, o "nosso" grande rio, por paisagens de cortar a respiração. Passagem por Lagoaça, Fornos e Mazouco, antes de terminar em Freixo de Espada à Cinta.
Após o jantar de despedida, serão entregues as lembranças e as memórias referentes às etapas realizados durante o passeio.
Jantar - Freixo de Espada à Cinta
Alojamento (opcional) - Freixo de Espada à Cinta e Aldeaduero (Espanha)

Inscrições Limitadas

As inscrições estão abertas até 24 de Abril e encerram definitivamente a 29 de Abril (já com agravamento)

Para efectuar a inscrição, contactar a empresa Sabor, Douro e Aventura, Lda. - Prof. João Tristão Telemóvel: 964801332 / 964801280 ou [ sabordouro@mail.telepac.pt ].

2008/04/10 | 11:49 CET | Editor: MR/HS/Italian Baja






















News Navigation: [ News Rally Live ]x[ News Offroad / Motorsports ]x[ Newsletter ]x[ Home ]







Copyright 2003 - 2010 | Imprint | Privacy / Credits / Legal | All rights reserved by marathonrally.com international
Offices/Representatives: London | Cologne | Budapest | Qatar | Cairo | Kuala Lumpur | St. Petersburg | Prague | Manila
Major office: marathonrally.com international | Broicher Weg 6 | 53844 Cologne-Troisdorf | Germany
Phone: +49 151 25 22 33 47 | Fax: +49 30 48 49 83 087 | Email: info@marathonrally.com