Offroad & Motorsport


Rally Livereporting


Newsletter





FIA/FIM Standings


Calendar


Rally Links


Paper Models





Picture Database





Imprint & Contact


Photo Services


Public Relations


References






Please type your
search-word(s) and
press "Enter"
























This is the single-news section of the marathonrally.com news "Offroad & Motorsports". To see all news please use the link under the article or navigate with the left main-navigation.









Rally dos Sertões (PT): Hélio desbanca Després e é o novo líder entre.





Foi "no braço", como o próprio José Hélio previu. Depois de cumprir um domingo de 643 quilômetros (sendo 309 cronometrados) entre Alto Parnaíba (MA) e São Raimundo Nonato (PI), o brasileiro é o novo líder geral das motos na 15a edição do Rally Internacional dos Sertões.

Segundo colocado até a especial de hoje, ele deixou para trás o francês Cyril Després, atual campeão do Rally Dakar e do próprio Rally dos Sertões. Després caiu de primeiro para terceiro, sendo superado também pelo compatriota David Casteu, de acordo com os resultados extra-oficiais.

"Gastei hoje tudo o que eu poupei ontem", falou José Hélio, que teve postura conservadora na etapa de sábado, na Etapa Maratona, na qual é proibida assistência técnica externa aos veículos. "A especial deste domingo foi muito travada, cheia de ‘quebradeiras’. Foi muito dura, também. Ninguém conseguiu impor um ritmo muito forte. Sendo assim, consegui descontar, no braço, a vantagem que o Després tinha. Ele segue com uma moto muito rápida, então é impossível fazer alguma previsão para os próximos dias."

O desempenho de José Hélio neste domingo impressionou. Ele foi o único entre as motos a completar a especial em menos de 3h40min. Segundo a cronometragem extra-oficial, ele cravou 3h39min44s, contra 3h44min47s de Casteu e 4h08s36 de Després. A atuação foi elogiada por Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, empresa organizadora da prova: "O José Hélio está fazendo um trabalho muito bom. Dos dez primeiros, seis são estrangeiros. Isso prova que os pilotos de fora vieram em altíssimo nível, o que só mostra como o José Hélio está bem".

O alto nível é visto também nas outras categorias. Nos carros, a liderança segue com a dupla Maurício Neves/Clécio Maestrelli, que terminou o domingo com um tempo 12min30s melhor que o de Reinaldo Varela/Marcos Macedo, vice-líderes da classificação geral. Marcos Cassol/Kleber Cincea vem logo atrás.

Entre os caminhões, o destaque do dia ficou para a equipe de Amable Barrasa, José Papacena Neto e Raphael Bett, vice-líderes no geral, que fecharam a etapa com um tempo 20 minutos melhor que os líderes na soma dos tempos - Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca. A ponta, porém, segue sob controle, com uma vantagem de 39 minutos.

Nos quadriciclos, a liderança geral é de Maurício Ramos, o Índio, seguido de Luis Paschoalin. Robert Naji Nahas, que sofreu acidente na especial de sábado, não largou, como era esperado.

A caminho da Bahia - O Rally dos Sertões segue agora de São Raimundo Nonato (PI) até Barra (BA), percorrendo no total 493 quilômetros, sendo 394 de especial. Será o trecho cronometrado mais longo de toda a competição. A segunda e última Etapa Maratona do Rally dos Sertões, comemorativa aos 15 anos do maior evento off-road das Américas, conta com alto consumo de combustível, por isso o reabastecimento está programado para o meio da especial.

Trecho de grande exigência na navegação, com piso de areia pesada. Será necessária muita atenção dos pilotos, principalmente de moto, em função da presença de animais nos arredores - como cabritos e vacas. Há zonas de radares no cruzamento de vilas. "A Etapa Maratona sempre é uma caixinha de surpresas. O dia de amanhã será decisivo do rali, certamente com grandes resultados para os comptidores. E as dificuldades não serão poucas, já que teremos 230 quilômetros de areia pesada e um calor intenso", concluiu Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race.

2007/08/13 | 11:34 CET | Editor: MR/HS/Vipcomm






















News Navigation: [ News Rally Live ]x[ News Offroad / Motorsports ]x[ Newsletter ]x[ Home ]







Copyright 2003 - 2010 | Imprint | Privacy / Credits / Legal | All rights reserved by marathonrally.com international
Offices/Representatives: London | Cologne | Budapest | Qatar | Cairo | Kuala Lumpur | St. Petersburg | Prague | Manila
Major office: marathonrally.com international | Broicher Weg 6 | 53844 Cologne-Troisdorf | Germany
Phone: +49 151 25 22 33 47 | Fax: +49 30 48 49 83 087 | Email: info@marathonrally.com