Offroad & Motorsport


Rally Livereporting


Cars & Technics


Newsletter





FIA/FIM Standings


Calendar


Paper Models





Imprint & Contact


Photo Services


Public Relations


References






Please type your
search-word(s) and
press "Enter"






























UAE Desert Challenge 2007 Special-Newssection (FIA Cross Country Worldcup)





This is the single-news section of the marathonrally.com special of the UAE Desert Challenge 2007, last round of the FIA Worldcup for Cross Country Rallys. To see all news please use the link under the article or navigate with the left main-navigation.









UAE Desert Challenge (PT): Jean Azevedo Rally de Dubai 4a. etapa





Nesta Quinta-feira, dia 01/11, foi realizada a 4a. e penúltima etapa do Rally de Dubai, tendo 467 quilômetros totais, sendo 339 quilômetros da quarta especial, sempre, como nos dias anteriores, muita areia, dunas e calor chegando aos 48°C (graus Celsius). A largada e chegada novamente aconteceram na cidade de Moreeb.

Nas motos o francês Cyril Despres, correndo com uma KTM 690 de fábrica, decidiu partir para cima do líder, o espanhol Marc Coma. Despres arriscou tudo, não cometeu erros e consegui ser o mais rápido. Como na etapa anterior, o norueguês Pal Ullevalseter (KTM 690) teve um dia perfeito e terminou na segunda posição. Coma, que corre com uma moto igual a de Despres, foi o terceiro, 3 minutos e 58 segundos atrás do francês.

Coma foi o primeiro a largar e disse que isso trouxe dificuldades extras. "Fui o primeiro a entrar nas dunas e perdi algum tempo achando as passagens corretas. Despres e Ullevalseter me alcançaram e fizemos os 280 quilômetros finais andando juntos", contou o espanhol.

O piloto da equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo, mostrando que adquiriu muita experiência na edição passada do rali, quando inclusive sofreu desidratação, também teve um dia impecável, fazendo o sexto melhor tempo, mostrando que a cada dia está mais bem adaptado a nova KTM 690, motocicleta que estará utilizando no próximo Rally Dakar, em janeiro de 2008, na África. Esta foi a melhor classificação diária de Jean, que com este resultado também é o sexto colocado após 4 etapas.

O espanhol Marc Coma mantém a ponta, mas agora com apenas 1 minuto e 28 segundos de vantagem sobre Cyril Despres. Pal Ullevalseter vem na terceira posição.

Durante a noite anterior, o jure da prova julgou um problema que ocorreu na terceira etapa com as duplas da Volkswagen, Carlos Sainz/Michel Perin e da BMW, Nasser Al Attiyah/Tina Toerner. Eles foram os primeiros a chegar num PC, que estava mal posicionado, num local de areia fofa. Eles ficaram atolados quando pararam para receber o carimbo de passagem. Os arquivos do sistema de monitoramento e segurança Iritrack foram utilizados como prova. O caso foi julgado a favor das duplas, que receberam uma bonificação de 4 minutos e 30 segundos. Com esta correção o Touareg 2 de Sainz subiu uma posição, passando a ocupar a segunda colocação após três etapas, apenas 45 segundos atrás dos líderes, o Mitsubishi de Luc Alphand/Gilles Picard.

Se a noite foi movimentada, o dia foi dramático para a categoria quatro rodas. O Mitsubishi Pajero Evolution MPR13 dos líderes sofreu problemas mecânicos após voar de uma duna próxima ao quilômetro 220 da especial. A suspensões dianteira e traseira do carro ficaram bastante avariadas, o que obrigou a dupla a abandonar a etapa.

Seus companheiros de equipe, os franceses Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, atolaram logo no início da especial, próximos ao quilômetro 20 e foram ultrapassados pelo Volkswagen de Carlos Sainz. A partir deste ponto, andaram em dupla com o Pajero de Alphand, até este sofrer o acidente. Eles ficaram parados 2 minutos, tentando ajudar, mas diante do estrago e ao verem o BMW de Nasser passar, seguiram em frente. Alguns quilômetros mais tarde, avistaram Sainz atolado num grande buraco de areia, já recebendo ajuda do outro Touareg, de Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz.

Sainz voltou forte e alcançou Nasser, mas nos quilômetros finais atolou novamente. "Nestas horas também é preciso ter muita sorte", comentou o espanhol.

O piloto do Catar, Nasser Al Attiyah, que faz dupla com a sueca Tina Toerner, teve um dia sem problemas e voltou a ser o mais rápido, sua terceira vitória em quatro especiais. Mas quem fez o maior progresso foram os franceses Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, que terminaram o dia na segunda colocação e com a desistência de seus companheiros de equipe, assumiram a ponta da prova após quatro etapas. A terceira colocação ficou com o Volkswagen Touareg do sul-africano Giniel de Villiers ao lado do alemão Dirk von Zitzewitz.

O brasileiro Paulo Nobre e o português Filipe Palmeiro, de BMW X3CC, repetiram a boa performance da etapa anterior, novamente terminando na sétima colocação. O BMW dos franceses Guerlain Chicherit/Matthieu Baumel também teve problemas mecânicos e abandonou a etapa após o PC 2, seguindo por rodovias locais para o acampamento.

Após quatro etapas Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret são os novos líderes, seguidos por Carlos Sainz/Michel Perin e Nasser Al Attiyah/Tina Toerner.

Resultado da etapa:

Motos
1. Cyril Despres (KTM) – 4:12:38
2. Pal Ullevalseter (KTM) – 4:14:40
3. Marc Coma (KTM) – 4:16:36

6. Jean Azevedo (KTM) – 4:24:07

Carros
1. Nasser Al Attiyah/Tina Toerner (BMW) – 3:48:50
2. Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi) – 3:56:57
3. Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (Volkswagen) – 4:04:41

7. Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW) – 4:36:05

Classificação após quatro etapas:

Motos
1. Marc Coma (KTM) – 16:07:38
2. Cyril Despres (KTM) – 16:09:26
3. Pal Ullevalseter (KTM) – 16:15:02

6. Jean Azevedo (KTM) – 16:58:23

Carros
1. Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi) – 14:45:14
2. Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen) – 14:54:59
3. Nasser Al Attiyah/Tina Toerner (BMW) – 14:58:13

17. Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW) – 24:42:32

Amanhã, dia 02/11, acontece a 5a e última etapa, com 555 quilômetros totais, tendo duas especiais: a quinta especial com 123 quilômetros e a sexta especial com 163 quilômetros.

No total serão percorridos 2.210 quilômetros, sendo 68,18% destes, ou seja, 1507 quilômetros de trechos contra o relógio. O UAE Desert Challenge é a etapa final da Copa do Mundo de Rally Cross Country para carros e do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos.

2007/11/01 | 19:26 CET | Editor: MR/HS/Petrobras Lubrax






















News Navigation: [ News Rally Live ]x[ Newsletter ]x[ Home ]







Copyright 2003 - 2008 | Imprint | Privacy / Credits / Legal | All rights reserved by marathonrally.com international
Offices/Representatives: Berlin | Budapest | Qatar | Cairo | Praha | Kuala Lumpur
Major office: marathonrally.com international | Broicher Weg 6 | 53844 Cologne-Troisdorf | Germany
Phone: +49 177 267 41 32 | Fax: +49 30 48 49 83 087 | Email: info@marathonrally.com