Offroad & Motorsport


Rally Livereporting


Cars & Technics


Newsletter





FIA/FIM Standings


Calendar


Paper Models





Imprint & Contact


Photo Services


Public Relations


References






Please type your
search-word(s) and
press "Enter"






























UAE Desert Challenge 2007 Special-Newssection (FIA Cross Country Worldcup)





This is the single-news section of the marathonrally.com special of the UAE Desert Challenge 2007, last round of the FIA Worldcup for Cross Country Rallys. To see all news please use the link under the article or navigate with the left main-navigation.









UAE Desert Challenge (PT): Rally de Dubai - Etapa Final.








Nesta Sexta-feira, dia 02/11, foi realizada a 5a e última etapa do UAE Desert Challenge, mais conhecido como Rally de Dubai. Aprova valeu como etapa final da Copa do Mundo de Rally Cross Country para carros e do Campeonato Mundial de Rally Cross Country para motos. Hoje foram percorridos 555 quilômetros totais, tendo duas especiais: a quinta especial com 123 quilômetros e a sexta especial com 163 quilômetros. O percurso total teve 2.210 quilômetros, sendo 1507 quilômetros de trechos contra o relógio.

Nas motos o espanhol Marc Coma, que corre pela equipe de fábrica da KTM e já havia garantido o título do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, foi o grande vencedor da prova, resultado que quebra o domínio do Francês Cyril Despres, que tinha quatro vitórias em Dubai.

Na etapa de hoje Coma também foi o vencedor, com o francês Cyril Despres, também da equipe de fábrica da KTM, ficando com a segunda colocação, mesma posição no acumulado após 5 etapas. O norueguês Pal Ullevalseter (KTM 690) foi o terceiro, também ficando com a mesma posição na geral.

Coma estava muito feliz com mais esta vitória. "A prova não foi fácil. Foi muito bom ter uma disputa bastante acirrada com Cyril e Pal. Hoje me dediquei a alcançar Cyril. Quando passei a sua frente, tive de me concentrar porque um erro poderia por tudo a perder", declarou Coma. Despres disse: "Eu não vim aqui para ser segundo, mas foi minha primeira corrida no deserto desde o Dakar em Janeiro".

Ullevalseter, que como Despres, já tem um título mundial, disse: "Hoje não senti tanto calor. Eu estou muito feliz com a performance da minha moto. A prova foi um teste com muito sucesso para mim".

O piloto da equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo, mostrando uma melhora a cada etapa, completou o dia na quarta colocação, conquistando a sexta posição na Geral após 5 etapas. O resultado mostra que Jean se adaptou bem a nova motocicleta da KTM, o modelo 690. "Durante a prova fizemos vários acertos de suspensão, testamos motores e estou contente com o resultado e confiante para o Dakar 2008", disse o piloto.

A dupla francesa da Mitsubishi, Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, conquistou a vitória no Rally de Dubai, enquanto o título da Copa do Mundo de Rally Cross Country ficou com a dupla da Volkswagen, o espanhol Carlos Sainz e o francês Michel Perin.

No início do dia a equipe da BMW, formada pelo piloto do Catar Nasser Al Attiyah e a sueca Tina Toerner, lutavam pela segunda colocação na prova. Eles partiram para cima do Touareg de Sainz, e venceriam a etapa, não fosse o aparecimento de um problema elétrico, quando faltavam apenas 20 quilômetros para o final da sexta e última especial. Eles não completaram a etapa, e abriram a oportunidade para a dupla da Volkswagen, o sul-africano Giniel de Villiers ao lado do alemão Dirk von Zitzewitz, conquistar a primeira posição. A dupla campeã, Peterhansel/Cottret, teve como estratégia monitorar seus maiores adversários, Sainz/Perin, e ficaram com a segunda e terceira colocações respectivamente, na etapa.

Peterhansel estava bastante satisfeito com o resultado, seu quarto título na prova. "Nossa estratégia foi não assumir grandes riscos antes do Dakar, nos primeiros dias não andamos tão rápido com Nasser, Sainz e Alphand, mas eles tiveram problemas e nós vencemos", disse o piloto.

Sainz também comemorou bastante o título mundial. "É muito bom vencer a Copa do Mundo. É importante para mim e este rali é um ótimo treino para o Dakar", declarou Sainz que já foi Campeão Mundial de Rally, na categoria WRC, nos anos de 1990 e 1992.

O brasileiro Paulo Nobre e o português Filipe Palmeiro, de BMW X3CC, se recuperaram dos maus resultados das primeiras etapas, terminaram o dia na quinta colocação, fechando a prova na 11a posição após 5 etapas. A dupla, a única a participar de todas as etapas da Copa do Mundo, terminou o campeonato na ótima quarta colocação.

Resultado da etapa - Motos:

1. Cyril Despres (KTM) – 4:12:38
2. Pal Ullevalseter (KTM) – 4:14:40
3. Marc Coma (KTM) – 4:16:36

6. Jean Azevedo (KTM) – 4:24:07

Resultado da etapa - Carros:

1. Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (Volkswagen) – 2:38:46
2. Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi) – 2:41:22
3. Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen) – 2:43:33

5. Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW) – 3:12:45

Classificação final após cinco etapas - Motos:

1. Marc Coma (KTM) – 18:54:13
2. Cyril Despres (KTM) – 18:59:19
3. Pal Ullevalseter (KTM) – 19:03:46

6. Jean Azevedo (KTM) – 19:54:45

Classificação final após cinco etapas - Carros:

1. Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi) – 17:26:36
2. Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen) – 17:38:32
3. Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 17:55:11

11. Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW) – 27:55:17

2007/11/03 | 13:57 CET | Editor: MR/HS/Petrobras Lubrax






















News Navigation: [ News Rally Live ]x[ Newsletter ]x[ Home ]







Copyright 2003 - 2008 | Imprint | Privacy / Credits / Legal | All rights reserved by marathonrally.com international
Offices/Representatives: Berlin | Budapest | Qatar | Cairo | Praha | Kuala Lumpur
Major office: marathonrally.com international | Broicher Weg 6 | 53844 Cologne-Troisdorf | Germany
Phone: +49 177 267 41 32 | Fax: +49 30 48 49 83 087 | Email: info@marathonrally.com